INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
Barras: Projeto beneficia famílias de resgatados do trabalho escravo
18/07/2006 - 00:15:46  
  
Twitter 
Google+ 
Guedes reúne-se com a Cáritas

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação INTERPI
Tel 9991 0566

Cerca de 80 famílias de trabalhadores resgatados de trabalho escravo, no município de Barras, a 180 km ao norte de Teresina, vão ser beneficiadas com um projeto de piscicultura e uma estrutura para beneficiamento de côco babaçu. Hoje (18), representantes da CARITAS, uma organização não governamental ligada a Igreja Católica,fizeram vista ao diretor geral do INTERPI, Francisco Guedes, para solicitar a concessão do título de terra para a construção das obras. “Este tipo de ação é de grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente para os beneficiários deste projeto”, disse Guedes.

Guedes garantiu que o INTERPI vai providenciar, o mais rápido possível, a expedição do Título de terra nas localidades Jardin I, que tem 1,5 hectares, e Taboca, com 0,2 hec. “Esta ação da Caritas tem um prazo de 3 anos para ser executada e faz parte do Programa Trilhas da Liberdade, que está sendo realizado com recursos do Ministério do Trabalho dos Estados Unidos, através da Cáritas Internacional”, disse Patrícia Lima, coordenadora do local Projeto.

Patrícia disse que, desde o mês de outubro passado, já estão sendo feitas atividades de formação, sensibilização nas comunidades envolvidas, além da realização de parcerias como a comercialização do peixe produzido na comunidade Jardin I através do Programa Compra Direta Local da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, com doação simultânea.

De acordo com o Agrônomo Raimundo Soares, que também participou da reunião, já está sendo finalizado s procedimento para a construção de um galpão na comunidade Taboca. “A proposta é promover a geração de renda para esta comunidade através da produção de azeite, mesocarpo e sabão a partir do coco babaçu”, disse Raimundo.    
 

18/07/06

Instituto de Terras do Piauí