INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
Representantes das comunidades Morrinhos e Boa Vista, de Uruçuí, visitam o Interpi
30/11/2022 - 12:12

Representantes das comunidades Morrinhos e Boa Vista

O diretor-geral do Interpi, José Osmar Alves, recebeu a comitiva e garantiu empenho do Estado para concluir a regularização fundiária das comunidades visitantes

Uma comitiva de moradores de Morrinhos e Boa Vista, do município de Uruçuí, foi recebida nesta quarta-feira, 30/11, na sede do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), para tratar da regularização fundiária dessas comunidades.

A luta dessas famílias de Boa Bista e Morrinhos, bem como das demais comunidades de pequenos trabalhadores rurais, não se resume ao direito às terras em que vivem e trabalham, mas também pela preservação do meio ambiente, para que o desenvolvimento chegue, de forma sustentável, em consonância com o bem estar de todas as famílias.

O diretor-geral do Interpi, José Osmar Alves, enfatizou que tanto o atual como o futuro governo do Estado são bastante sensíveis á luta dos trabalhadores rurais e que acredita no avanço da reforma agrária na adminitração federal que se iniciará a partir de primeiro de janeiro próximo.

José Osmar disse ainda que a Procuradoria Jurídica do Interpi encaminhará uma ação discriminatória  e que, após a finalização do processo que tramita no Poder Judiciário, vai ouvir as comunidades para saber de sua autodeclaração como comunidades tradiciais ou não.

Os moradores foram acompanhados por Paulo Henrique, da Comissão Pastoral da Terra, Regional de Floriano, pelo assentado do Incra em Uruçui, vereador Marcelo, e Raimundo José, presidente da Associação de Moradores de Morrinhos. Também esteve presente o Sr. Ivo Ribeiro Ferreira, da comunidade Boa Vista.

Participaram ainda da reunião, a servidora Patrícia Amália e a antropóloga Leslye Ursini (ambas da GPCT/Interpi), as diretoras Ana Letícia (Patrimônio) e Clarecinda Jesuíno (Difund) e o engenheiro e chefe de gabinete do Interpi, José Luiz.

Redação: Jorn. Gorete Gonzaga - Ascom Interpi
Instituto de Terras do Piauí