INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
INTERPI entrega títulos de terra em Baixa Grande do Ribeiro
21/06/2006 - 00:14:27  
  
Twitter 
Google+ 
Beneficiários comemoram título de terra

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação INTERPI
Tel 9991 0566

O município de Baixa Grande do Ribeiro, situado na região dos Cerrados Piauienses, fez festa no último sábado (17) para assinatura de 5 contratos de comodato de terra para associações de trabalhadores rurais, sendo 1043 hectares para a associação do Médio Urucuí-Preto, Pau-Louro com 850 hectares, Riacho dos Paulos com 1200, Riozinho com 850 e Riachão dos Quixabas com 800 hectares. Na oportunidade, foram entregues 18 títulos de terra a agricultores familiares com lotes de 150 a 240 hectares. No total, foram beneficiadas cerca de 150 famílias. 

Cerca de 500 pessoas participaram do evento de entrega dos títulos, além de autoridades como o diretor geral do INTERPI, Francisco Guedes, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Durval, o prefeito de Santa Filomena, Ernani Maia, representantes da prefeitura do município, vereadores, dentre outros.

“Baixa Grande do Ribeiro é um dos municípios piauienses que mais atendeu às solicitações do INTERPI, quanto à formulação de projetos agropecuários para pequenos produtores rurais, como a Cooperativa dos Cerrados Piauienses – A Coopercerrado e estas associações que estão sendo beneficiadas. A nossa intenção é fazer a regularização fundiária de todo o Estado começando pela região dos cerrados. Vamos regularizar 100% de Baixa Grande do Ribeiro através de várias parceiras, como o convênio com a COMDEPI – Companhia do Desenvolvimento do Piauí para regularização de 756 mil hectares”, disse o diretor Geral do INTERPI Francisco Guedes.

Guedes disse que naquela região existem muitas irregularidades como a existência de escritórios que falsificam documentos de terra. Segundo ele, existe ainda gente que comprou 23 mil hectares de terra e demarcou 60 mil. “O convênio com a Comdepi foi iniciado no ano passado. Deste então técnicos do INTERPI tem sido ameaçados por aqueles que se dizem donos de áreas da Comdepi. No momento estamos aguardando uma decisão judicial sobre o assunto”, disse Guedes.

Trabalhadores rurais estão satisfeitos

“A gente está alegre por que, agora, a terra é da gente”, disse o presidente da Associação dos Quixabas, José Ferrreira, que recebeu 800 hectares na Serra Geral, há 70 km da sede do município. Segundo ele, antes trabalhava em terras alheias onde o dono da terra cobrava em média 120 kg de produtos por hectares plantado. Com a terra na mão ele agora pode plantar sossegado. Ele afirmou que está negociando a entrada desta associação na Cooperativa dos Cerrados Piauienses – Coopercerrado, que vai envolver 120 agricultores familiares do Paraná e 600 piauienses.

Durante a solenidade de entrega dos títulos, o assessor do Gabinete do Governador Wellington Dias, Davi Teixeira, convocou todos os agricultores familiares contemplados com o título de terra para uma reunião, a ser realizada nos próximos dias. Segundo Davi, o governo fechou um acordo com empresa Brasil Ecodiesel para inserir pequenos produtores de Baixa Grande do Ribeira na produção de mamona.

   
20/06/06

Instituto de Terras do Piauí