INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
São Francisco do Piauí: cresce interesse dos moradores por Salinas
08/05/2006 - 00:12:26  
  
Twitter 
Google+ 
INTERPI participa de evento em Salinas

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação INTERPI
Tel 9991 0566

Representantes do INTERPI, IBAMA, DNOCS, SEMARH, EMATER, BNB, dentre outras instituições dos governos estadual e federal, além de 200 moradores e outras autoridades municipais de São Francisco do Piauí, situado a cerca de 350 km ao sul de Teresina, discutiram no último dia 4, naquele município, a utilização racional da barragem Salinas, localizada naquele município. O evento culminou com a escolha de uma Comissão Gestora da barragem, que será composta por usuários, representantes da sociedade civil e dos poderes públicos.

No entanto, a presença do diretor geral do INTERPI – Francisco Guedes, chamou a atenção para a questão da regularização fundiária na região do entorno da barragem. “É importante a integração das equipes dos governos estadual, federal e municipal para melhorar a utilização das barragens do Piauí. O INTERPI está buscando a regularização fundiária em apoio a projetos de desenvolvimento em todo o Estado. No caso de Salinas, estamos regularizando cerca de 6 mil hectares de terra em área próxima a barragem para o criação de um projeto de irrigação, a ser feito CODEVASF – Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba. Além disto, estamos encaminhando, em parceria com o INCRA, a regularização de mais 100 hectares, destinado a implantação de assentamentos rurais”, disse Guedes.

A questão levantada chamou a atenção do superintendente do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, José Carvalho, que disse que o governo tem que resolver a questão da utilização da água e, segundo ele ainda, a regularização fundiária é também uma necessidade. “Espero que esta comissão gestora seja o embrião para formação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Piauí e Canindé (naquela região)”, disse Carvalho.

Guedes destacou ainda que vários outros projetos vão ser instalados naquela área, visando dar maior utilidade às águas da barragem. Ele lembrou ainda que, como Presidente da CODEVASF, iniciou outros projetos de apoio a Salinas como a construção de uma Estação de Piscicultura, uma usina de beneficiamento de peixe e uma mine-usina para geração de energia elétrica. 

08/05/06
 

Instituto de Terras do Piauí