Os Títulos de Propriedade de Terra entregues nesta sexta-feira se somam aos 488 também entregues em agosto de 2020, beneficiando mais 592 famílias de Nossa Senhora de Fátima e de Aliança do Gurguéia, no mesmo município.
Todo o processo de regularização fundiária foi desenvolvido pelo Instituto de Terras (Interpi), em parcerias estratégicas, como o cartório da cidade, a Secretaria do Meio Ambiente e o programa PRO Piauí, dentre outras.
Para Wellington Dias, o trabalho de regularização fundiária é fundamental para garantir o direito do pequeno agricultor e sua família de viver e trabalhar de forma assegurada e legalizada, uma vez que, com o Título de Propriedade de suas terras em seu nome e em suas mãos, ele tem a segurança jurídica e maior condição de buscar investimentos e créditos para produzir.
Presente ao evento de entrega dos documentos de propriedade de terra, a ex-prefeita e atual coordenadora regional do PRO Piauí, Doquinha, expressou sua satisfação em testemunhar a concretização do sonho da terra própria e regularizada para os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar no município no qual nasceu e do qual já foi gestora.
“Hoje é um dia especial para mim como coordenadora regional do maior programa de investimentos do Piauí. Colônia do Gurguéia é minha terra natal e aqui é um sonho dos moradores da comunidade Aliança que o governador Wellington Dias conseguiu realizar e ainda entregar os títulos de terra desse povo, que há mais de 40 anos esperava”, frisou.
A comitiva do Governo do Estado na região sul foi integrada ainda pelos parlamentares Francisco Costa, Merlong Solano, Rejane Dias e Marcelo Castro, e os gestores Castro Neto (diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem), Ellen Gera (Secretário de Educação), Clarencida Jesuíno (diretora Fundiária do Interpi) e do secretário da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles.
Além da entrega dos documentos de propriedade fundiária, o Governador inaugurou também as obras de pavimentação asfáltica da PI-394, no trecho entre a BR-135 e o município de Colônia do Gurguéia.
“É um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões e encurta distância entre o sul do estado, em direção à capital, em 30 km. É uma rodovia integradora, serve para o social e também para fortalecer a economia”, avaliou Wellington Dias.
Outros benefícios foram entregues na região, e, de acordo com Rafael Fonteles, eles representam o resultado do Programa PRO Piauí em parcerias com os vários órgãos da administração pública para atender o povo piauiense:
"O governador também autorizou mais de R$ 1 milhão para climatizar as duas escolas estaduais e modernizar toda a estrutura física, mais obras de calçamento, complementação da pavimentação asfáltica e da praça da Praça da Bíblia. É o PRO Piauí chegando forte em Colônia do Gurguéia”, completou o secretário Rafael Fonteles.
MAIS IMAGENS:
SOLENIDADE DE ENTREGA DE TÍTULO DE TERRAS NO ASSENT. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - COLÔNIA DO GURGUÉIA
Agenda e inauguração de rodovia em Colônia do Gurguéia
Redação: Jorn. Gorete Gonzaga - Ascom Interpi