Representantes da CPT – Comissão Pastoral da Terra foram ontem (27) à sede do INTERPI – Instituto de Terras do Piauí, no centro de Teresina, discutir com o Diretor Geral deste Instituto, Francisco Guedes, uma solução imediata para as 115 famílias da comunidade Prata, que estão sendo despejadas da área da reserva ambiental Uruçuí Uma, situada no município de Baixa Grande do Ribeira, na região do cerrado. Na oportunidade, foi entregue relatório de reunião que aconteceu no último dia 24 com naquela comunidade, quando foi discutido o problema.
“O IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente está pressionando para que as famílias desocupem a área o mais rápido possível. Mas, a indenização que está sendo paga não dá para comprar nova terra. Neste sentido, é que estamos buscando uma solução conjunta junto ao INTERPI, IBAMA, e INCRA para a questão”, disse Jordian Sousa, coordenador estadual da CPT.
O relatório da reunião realizada naquela comunidade mostra que as famílias já moram na área há dezenas de anos, onde a grande maioria tiveram seus avós nascidos naquela localidade. Todos eles serão indenizados pelo IBAMA por etapas até 2007. Neste contexto, as famílias estão em estado de desespero e manifestam o desejo de permanecer na terra, mas aceitam a proposta de que o Governo arrecade a fazenda Aroeira, situada naquelas proximidades, desde de que eles tenham a garantia, além da terra, de uma casa para cada família, transporte para mudança, indenização pelas benfeitorias, água, escola.
INTERPI propõe área para novo assentamento
O diretor do INTERPI disse que vai entregar, na próxima semana, a assinatura de comodato de uso de terras públicas com 5 associações de pequenos produtores, além de 45 títulos de terra para agricultores familiares em Baixa Grande do Ribeiro. Segundo ele, a proposta faz parte do incentivo ao cooperativismo que está sendo implementado por cerca de 600 agricultores familiares do Piauí e do Estado do Paraná com criação da primeira cooperativa de agricultores familiares nos cerrados piauienses – A Coopecerrado.
Guedes propôs a realização de uma reunião ampliada com todas as instituições envolvidas, em busca de uma solução para a questão. Segundo ele, ainda, o Estado possui cerca de 250 mil hectares de terra naquela região, com o qual está beneficiando os agricultores familiares da região. Ele afirmou que também será possível assentar os agricultores famílias que estão sendo desalojados em Urucuí Una, através de uma parceria entre o INTERPI e o INCRA..
28/04/06