Antes da era digital, os processos administrativos de regularização fundiária seguiam o seu curso em pilhas de papéis numerados. Na atualidade, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) visa aumentar a gestão dos documentos nos processos pela facilidade de acesso dos gestores aos documentos nos processos.
O portal SEI comporta vídeos e áudios na instrução dos processos. O Instituto de Terras do Piauí - INTERPI, por meio da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais (GPCT), está inovando, com a criação do ‘Diálogo com a comunidade’. Trata-se de um tipo de anotação da manifestação de comunidades tradicionais, de quilombolas e de povos indígenas, que é inserida no processo relativo a cada comunidade.
Assim, o INTERPI registra o ‘Diálogo com a comunidade’, valorizando a oralidade dos povos e comunidades.
Povos e Comunidades Tradicionais são grupos de tradição oral, sua expressão e manifestação se dá principalmente pela oralidade, além, da forma escrita. A inovação na forma de instrução dos processos conta, assim, com o reconhecimento das diversas formas de expressão em linguagem própria, além de conferir status de documento à oralidade no ambiente processual.