INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
Governo entrega títulos de propriedades a agricultores familiares em Piracuruca
20/10/2020 - 15:02  
  
Twitter 
Google+ 
Entrega de títulos em Araçá, Saco do Monte Belo e Santa Rita

 Em Piracuruca, 117 pequenos agricultores dos assentamentos em Araçás, Saco do Monte Belo e Santa Rita, e suas famílias receberam nesta terça-feira, 20, os títulos definitivos de propriedade de terra, outorgado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi). Desde 1992, as famílias detinham apenas o documento de Contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CCDU), agora, substituído pelo Título Definitivo de Posse, registrado em cartório.

A entrega solene dos títulos de propriedade foi realizada pelo diretor-geral do Interpi, Chico Lucas, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Piracuruca, Manoel Escorcio de Brito Filho, a procuradora geral do município, Ivonalda Brito Almeida Morais, e Howzembergson Brito, diretor da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis.

Com a participação, por videoconferência, do governador Wellington Dias, a solenidade em Piracuruca contou ainda com as presenças do juiz Manoel de Sousa Dourado, do Núcleo de Regularização Fundiária, da Corregedoria Geral da Justiça do Estado, e do desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Também estiveram presentes os diretores Regina Lourdes (Regularização fundiária) e Rannyere Tardelle (Operações).

A doação das terras, confirmada pela entrega dos documentos para as famílias de pequenos agricultores, só foi possível após a conclusão de todo o processo de regularização fundiária dos imóveis públicos nos quais os agricultores familiares vivem e trabalham.

Para a concretização de cada processo de regularização, o Interpi, como órgão responsável pela política fundiária de imóveis rurais, disponibiliza suas equipes técnicas de campo, jurídica e administrativas, bem como firma parceria para com outros órgãos estaduais (Semar-PI) e também organismos de outros setores, a exemplo do Judiciário, Cartórios e Prefeituras.

Por se tratar de uma ação de Governo para beneficiar, com a doação de terras, apenas agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais (portanto, pequenos proprietários), o Estado arca com todos os custos técnicos, profissionais, burocráticos e de equipamentos, de modo que nenhum beneficiário na modalidade doação tem qualquer despesa relativa à regularização fundiária e para receber seu título de propriedade.


Para as famílias beneficiárias, é a realização de um sonho.

Governo entrega títulos de propriedades a agricultores familiares em Piracuruca

“É uma grande honra e alegria está recebendo hoje esse título, porque já faz quase 30 anos que a gente vive lá só com o título provisório e a partir de hoje a gente pode dizer que a gente é dono desse pedacinho de terra em que a gente planta e agradecer a todos que participaram da confecção desse documento. Só temos a agradecer ao governo”, relatou o beneficiário representante da comunidade Santa Rita.

O pequeno agricultor Domingos Soares, presidente da associação de moradores do Assentamento Saco do Monte Belo, expressa sua felicidade com a titulação definitiva. “É uma grande satisfação estar aqui, recebendo nossos títulos de posse definitiva do nosso assentamento. É uma luta de alguns muitos anos e a gente agradece muito as parcerias, como a prefeitura, do Incra e o empenho do pessoal do Interpi. Acredito que a gente está de parabéns, apesar de o momento não ser muito de comemoração, acredito que dentro do coração da gente, devemos estar comemorando e agradecendo essas parcerias. Esse documento, eu creio, é, para a grande maioria, de suma importância e todos estamos muito felizes e eu agradeço a todos pelo comparecimento a este evento.

Para a execução dos trabalhos de regularização fundiária de imóveis rurais localizados no município de Piracuruca, foram disponibilizados recursos oriundos da Operação de Crédito firmada entre o Governo do Estado e o Banco Mundial no valor aproximado de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

Em sua avaliação, Chico Lucas, diretor geral do Interpi, entende que o investimento na regularização das terras públicas viabiliza diretamente o desenvolvimento social e econômico, beneficiando tanto aos pequenos agricultores dos assentamentos como a sociedade como um todo.

“Ficamos sempre muito felizes de estar cumprindo essa missão, confiada pelo governador Wellington Dias, e também de receber o apoio institucional, que tem sido fundamental para a concretização desse objetivo. Objetivo que traz desenvolvimento social e econômico, traz possibilidades de implementar políticas públicas no campo, possibilidade de crédito para os agricultores e ainda garantia de preservação do meio ambiente, porque quando titulamos, os proprietários têm que fazer o resguardo das questões ambientais, passam a ter também responsabilidade em cuidar do meio ambiente,” declarou Chico Lucas.

 

 Histórico da Regularização dos Assentamentos em Piracuruca

Governo entrega títulos de propriedades a agricultores familiares em Piracuruca

No início dos anos 90, para assentar os pequenos trabalhadores rurais em Piracuruca, o Estado do Piauí comprou os imóveis rurais Araçás, Saco do Monte Belo e Santa Rita. Foram criados ali os três Projetos de Assentamentos Estadual.

Em 1992, foram iniciados os trabalhos de levantamento topográfico das terras, sob responsabilidade do Interpi, para possibilitar a emissão de Contratos de Concessão de Direito Real de Uso para os beneficiários dos três assentamentos.

No ano passado e também em 2018, as equipes técnicas do Instituto de Terras realizaram o levantamento georreferenciado dos imóveis e a atualização cadastral das famílias dos três Projetos piracuruquenses, para viabilizar a substituição dos títulos de CCDU em posse definitiva.

A regularização fundiária nos assentamentos no município de Piracuruca é mais uma meta alcançada pela parceria do Governo do Piauí com o Tribunal de Justiça do Piauí (através do Núcleo de Regularização Fundiária, da Corregedoria Geral da Justiça) e com o Banco Mundial (co-financiador do Projeto Piauí: Pilares do Crescimento).

 

MAIS IMAGENS DO EVENTO:

Álbum Governo entrega títulos de propriedades a agricultores familiares em Piracuruca



Jorn. Gorete Gonzaga

ASCOM INTERPI

Instituto de Terras do Piauí