Equipes de engenheiros e cadastradores do Instituto de Terras do Piauí - Interpi estão trabalhando na comunidade Aliança do Gurguéia, no município de Colônia do Gurguéia, no sul do estado. Na localidade, estão sendo realizados trabalho de georreferenciamento, com a medição da poligonal, das quadras e a medição de cada lote, além do cadastramento das famílias.
Aliança do Gurguéia conta com cerca de 900 famílias e o diretor de operações do interpi, Raniele Tardele, avalia que o trabalho de campo na região deverá durar pelo menos um mês.
Após a conclusão de todo o trabalho técnico de campo, o Interpi deverá concluir o processo de regularização fundiária para a titularização das famílias de pequenos agricultores rurais que vivem e trabalham em Aliança do Gurguéia.
Para que a comunidade tivesse conhecimento de todas as etapas e ações que vem sendo executadas pelas duas equipes técnicas, o Interpi realizou uma audiência pública de apresentação do trabalho, na segunda-feira, 02/09.
Estiveram presentes no momento de apresentação feita pelos diretores do Interpi, Ranieri Tardele (Diope) e Regina de Carvalho (Difundi), os secretários do munícipio Edcarlos Delay (Administração), Deusimar Almeida (Meio Ambiente), Catarina Micaela (Saúde) e Jadson Moura (Educação, o controlador-geral do município, Paulo Rocha e os vereadores José Ferreira do Nascimento e Antônio Carlos Pereira da Silva (vice-presidente da Câmara Municipal).
Também participaram do diálogo com os gestores e técnicos do Interpi, o ex-prefeito de Colônia do Gurguéia, Doutor Chiquim, a professora Judith Maria, além do presidente da Associação de Moradores, Antônio José e do presidente da Associação Toco Preto, Francisco Ricardo.
Os trabalhos de campo e cadastramento está sendo desenvolvidos pelos engenheiros Luan Melo e Mayke Sandro e pelas cadastradoras Clarecinda Moura e Francisca Noleto.
VEJA ÁLBUM DE FOTO DO EVENTO