O Instituto de Terras do Piauí inaugura nessa sexta-feira, 14, o escritório de representação na cidade de Bom Jesus, a 630 km de Teresina. O escritório de representação receberá o nome do Procurador Autárquico Dr. Ronaldo Pereira de Oliveira, falecido em junho de 2017. O escritório será instalado no prédio do Fórum de Bom Jesus. A escolha de Bom Jesus para início da interiorização do órgão significa maior proximidade com quem precisa dos serviços do instituto. Nele, moradores da região podem iniciar o processo de regularização fundiária, bem como acompanhar de perto seus processos.
Localizada na região dos Cerrados, Bom Jesus testemunha um crescimento populacional e econômico nas últimas décadas. A chegada de produtores de grãos e a expansão da agricultura de exportação mudaram a realidade da cidade fundada em 1801 por Nicolau Barreiros, que fixou sua residência às margens do riacho Grotão. Da primeira capela de palha erguida em louvor ao Bom Jesus da Bia Sentença, muitos caminhos foram abertos e foram construídos novos cenários. O Bom Jesus continua abençoando a região, mas a porta de entrada para a última fronteira agrícola do Brasil tem diversidade de culturas e novas perspectivas.
Para o Diretor-geral do INTERPI, Francisco Lucas Costa Veloso, a criação do escritório de representação em Bom Jesus irá facilitar o início e o acompanhamento dos processos originados na região. “Iremos atender mais de perto, com mais eficiência e rapidez”, disse. O Interpi irá homenagear o Procurador Autárquico Dr. Ronaldo Pereira de Oliveira que prestou serviços ao órgão desde sua fundação, em 1980. Foram quase quarenta anos de dedicação à regularização fundiária do estado.
Clícia Cronemberger