INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
INTERPI recebe a primeira visita da missão do Banco Mundial em 2019
11/06/2019 - 10:22  
  
Twitter 
Google+ 
Missão fará reuniões e visitas de campo

O Instituto de Terras do Piauí – INTERPI, recebe nessa semana a missão do Banco Mundial. A visita acontece duas vezes ao ano e faz parte do calendário do “Projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social”.  A visita técnica acontece de 10 a 18 de junho com uma programação de reuniões com secretarias parceiras e demais órgãos envolvidos no projeto, além de visitas a assentamentos. O projeto é financiado pelo Banco Mundial, tendo o Governo do Estado como parceiro para acelerar o desenvolvimento do Piauí de forma inclusiva e permanente centrando atenção em áreas chaves como educação, saúde, preservação ambiental, incentivo as cadeias produtivas rurais e regularização fundiária.

Segundo Camille Bourguinon, representante do Banco Mundial, a missão do banco é acompanhar, dar apoio à execução do projeto. “Não basta conceder o título da terra, queremos ir além. Dar apoio às comunidades para desenvolverem suas habilidades, como sair de uma produção de subsistência à uma agricultura comercial, para isso queremos oferecer suporte técnico à comunidade para que elas consigam se melhorar”, disse. O suporte técnico será de acordo com a realidade e o perfil de cada comunidade, acrescentou Bourguinon.  

Esta é a primeira visita da missão do Banco Mundial na gestão do Diretor-Geral Francisco Lucas Costa Veloso. O gestor disse que a expectativa é cumprimento de metas. “Estamos com uma programação que vai discutir desde a legislação da regularização fundiária do estado até a profissionalização dos cartórios”, disse. Francisco Lucas irá acompanhar a missão nas visitas de campo em comunidades dos municípios de Bom Jesus, Gilbués, Corrente e Santa Filomena. Em Bom Jesus, o Interpi irá inaugurar o escritório de representação do órgão no fórum da cidade com o nome do Procurador Autárquico Dr. Ronaldo Pereira de Oliveira. O objetivo do escritório na região dos cerrados é tornar o processo de regularização de terras mais ágil. A partir da próxima sexta-feira, 14, será possível iniciar um processo de regularização fundiária sem a necessidade de se deslocar a Teresina.

Instituto de Terras do Piauí