INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
Chico Lucas visita a Defensoria Pública do Estado
23/05/2019 - 20:25  
  
Twitter 
Google+ 
Chico Lucas (dir) em visita o Dr. Erisvaldo Marques

O Diretor Geral do Instituto de Terras do Piauí - Interpi, Chico Lucas, foi recebido, nesta quinta-feira, 23/05, em visita institucional, pelo Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, na Defensoria Pública. No diálogo, o Chico Lucas manifestou seu interesse em firmar parcerias com a Defensoria Pública, para implementar ações conjuntas em benefício dos cidadãos que o Instituto de Terras atende, através da regularização fundiária. Ele externo sua preocupação com a assistência à comunidades tradicionais, como quilombolas e ribeirinhos, dentre outros, no processo de regularização fundiária.

“Me apresentei como Diretor Geral do Interpi e aproveitei para apresentar as iniciativas que iremos desenvolver lá. Aproveito para convidar a Defensoria a estreitar laços, principalmente no que diz respeito à assistência daquelas pessoas que mais precisam do Poder Público, no caso as comunidades quilombolas, indígenas, tradicionais, ribeirinhos, quebradeiras de coco" disse o diretor geral.

Para ele, ações conjuntas das duas instituições garantirão assistência e irão contribuir para resguardar os direitos fundamentais dessas pessoas. "Conversei com Dr. Erisvaldo Marques, no sentido de que qualquer ação que o Interpi vá desenvolver nessas comunidades, possa contar com a Defensoria, para prestar assistência a essas pessoas, que realmente precisam. Nós vamos entrar com a questão da titulação, resguardar o direito de propriedade, direito de possuírem esses territórios tradicionais. Só que elas precisam de tudo, às vezes não possuem sequer registro civil ou acesso a serviços básicos e acho que, nesse sentido, a Defensoria pode prestar assistência, para resguardas os direitos fundamentais dessas pessoas. Encontrei uma recepção muito boa e espero que a gente tenha uma parceria eficaz nesse sentido”, disse Chico Lucas.

O Defensor Público Geral Erisvaldo Marques declarou que as duas instituições compartilham dos mesmos propósitos de defesa e garantia de direitos da sociedade piauiense. “Observamos que a proposta a ser desenvolvida no Interpi, pelo Dr. Francisco Lucas, é de garantia de direitos essenciais para que muitas comunidades possam ter sua identidade preservada. A Defensoria Pública compartilha dos mesmos propósitos e estaremos a disposição para, dentro das nossas possibilidades, firmarmos as parcerias necessárias voltadas para ações conjuntas, que possam contribuir para o acesso à Justiça e a garantia de direitos a essa importante parcela da população piauiense”, finalizou.



Jor. Gorete Gonzaga
*Com informações da Defensoria Pública do Estado
Instituto de Terras do Piauí