“Estive usufruindo de uma grande fonte de conhecimento e experiência”, disse Chico Lucas, atual diretor geral do Interpi, sobre o encontro que teve com o promotor de Justiça, José Osmar Alves, que respondeu pela autarquia no biênio 2015-2016. Durante sua gestão, foi instituída a Lei de Regularização Fundiária (Lei Estadual Nº 6.709, de 28/09/2015) e o Programa de Regularização Fundiária. Foi também iniciado o Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social, financiado pelo Banco Mundial - que apoia ações do Governo do Estado nas áreas de educação, saúde, recursos hídricos, regularização fundiária e geração de renda no meio rural.
O encontro dos gestores aconteceu nesta sexta-feira, dia 17/05, no gabinete da direção geral, e estendeu-se a uma visita à Secretaria do Meio Ambiente - Semar, para conhecer as estruturas do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado do Piauí – CGeo.
Conversa ampliada - O atual gestor do Interpi e o visitante estiveram na Semar para conhecer o funcionamento do Centro de Geotecnologia. O CGeo é uma dos resultados positivos da parceria entre a gestão pública e o investimentos do Banco Mundial para o desenvolvimento do Estado, tendo sido implantado e equipado com recursos do projeto Pilares do Crescimento, dentro da meta de contribuir com a regularização fundiária e também com a modernização do Estado.
O Centro de Geotecnologia é coordenado pelo Interpi e Semar e faz a gestão das informações da Base Cartográfica Digital e Continuada do Estado do Piauí, dados necessários para as atividades de regularização fundiária do Interpi. O CGeo é ainda responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos imóveis que são doados pelo Governo do Piauí à famílias de pequenos agricultores, dentro do projeto Piauí Pilares do Crescimento de Inclusão Social.
Na reunião, Chico Lucas declarou que acredita na remoção de entraves, como o longo tempo de tramitação dos processos de regularização fundiária, inclusive entre os dois órgãos (CGeo), uma vez que, da parte do Interpi, o novo diretor está investindo em sistematização e rigoroso controle das demandas. Ele informou que está determinando a realização de uma correição, a partir da proxima semana, para fazer levantamento e reconhecimento de todo e qualquer processo que esteja tramitando dentro do órgão.
Estiveram presentes também no momento de apresentação, a secretária de Meio Ambiente, jornalista Sádia Castro, Moura Fé e Grattyelle Teles, diretora do CGeo. Participaram ainda os diretores Regina de Carvalho e Raniery Tardele (Diretoria de Operações do Interpi).