O Governador Wellington Dias e a vice-governadora Regina Sousa se reuniram, nessa segunda-feira (14), no Palácio de Karnak, com o presidente da Associação de Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja), Alzir Pimentel; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (Faepi), deputado federal Júlio César; e representantes de outras entidades da região sul do estado, além de gestores de diversas pastas para tratar de pautas importantes para os produtores e também para o desenvolvimento do estado.
O governador disse que é importante estreitar as relações com os líderes da região e que tratará com prioridade as pautas apontadas. “Pautas muito justas, a exemplo da estrada que liga Baixa Grande do Ribeiro à Serra Grande, ali no trecho da Transcerrados. Também a pauta da segurança, pois nesse período do ano eles movimentam fortemente a economia e é preciso ter uma patrulha especial. Quero também tratar de temas buscando colaborar com ações relacionados a energias, ao tributário. O que eu quero é nesse mandato estreitar laços com esse setor que é tão importante para o desenvolvimento do estado”, disse Wellington.
De acordo com o presidente da Aprosoja, os representantes trouxeram as principais pautas identificadas por eles e que atrasam e oneram o escoamento da produção. “Trouxemos uma pauta enxuta. Sabemos das condições de caixa do Estado. Sabemos das necessidades de duas obras estruturantes e que não dão 44 Km, são em média 16Km na subida da Serra Grande. A título de informação, a Serra Grande hoje é responsável por 1/3 da produção do estado. E a conclusão da primeira etapa da Transcerrados é necessidade daquela região”, comentou Alzir Pimentel.
O produtor disse que também solicitaram mais segurança para os médios e pequenos produtores, já que nessa época do ano passam por suas propriedades altos valores de insumo e os mesmos temem os ataques de gangues e do crime organizado.
A vice-governadora Regina Sousa disse que as pautas foram muito sensatas e que vai ajudar a cobrar. Ela também abriu uma pauta sobre a parceria entre o agronegócio e a agricultura familiar sugerindo que seja verificada a possibilidade de um apoio aos pequenos como forma de compensação ambiental e tributária.
Autoria: CCOM PI