Governo do Estado realiza audiência pública sobre regularização fundiária em Cabeceiras do Piauí
19/04/2018 - 12:48
audiência pública sobre regularização fundiária em Cabeceira
O município de Cabeceiras do Piauí, no norte do Estado, recebeu visita de uma equipe técnica do Instituto de Terras Piauí (Interpi), para a preparação e realização de Audiência Pública, dia 11/04, que discutiu a regularização fundiária de imóveis rurais na região. Foram mobilizadas as comunidades dos assentamentos estaduais Volta do Rio, Jaboti, São Bento, Murici e Vaca Brava I e II e o evento contou com cerca de 300 assentados.
Também foram realizadas reuniões com o prefeito no município, José Joaquim de Sousa Carvalho, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabeceiras do Piauí, Francilene Barbosa, e lideranças comunitárias dos assentamentos beneficiários, para dirimir dúvidas e sensibilizar sobre a importância da participação de todos no evento, uma vez que a posse do Título de Domínio definitivo de sua terra é o sonho de todo assentado. Com o documento, os agricultores familiares passam a ser proprietário efetivos do lote e pode ampliar o investimento na terra.
O prefeito José Joaquim considera que, os mais de 200 Títulos de Domínio que serão doados pelo Governo do Estado beneficiarão não somente aos assentados, mas, a economia do município de Cabeceiras e do Piauí.
Estiveram presentes também na Audiência Pública os presidentes de Associações de Assentamentos, as vereadoras Kiane Oliveira e Solange Pereira, os secretários municipais Deusinho (Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Meio Ambiente) e Apolo Araújo (Secretário de Comunicação), Conselheiro Tutelar, Eufrásio Filho, Marlene da Costa Veloso e Devaldo da Silva Nunes (FETAG), além da diretora de Regularização Fundiária do Interpi, Regina Lourdes de Carvalho.
Cabeceiras do Piauí, localizado na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense, distante a 92 km km da capital, possui uma população estimada de 9 927 habitantes (IBGE) e um IDH-M de 0,525 (PNUD/2000).