O CAR, criado pela lei federal 12.651/12, é obrigatório para o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. No Piauí, o CAR é executado pelo Centro de Tecnologia Ambiental e Fundiária do Piauí (CGeo), coordenado pela Semar e Interpi.
Em Oeiras, o cadastro das famílias e a coleta de imagens ocorrerão no assentamento estadual Soinho, beneficiando 28 famílias de pequenos agricultores. Na sexta-feira, o mesmo trabalho será realizado no assentamento Olho DÁgua, em Demerval Lobão, onde serão atendidas 29 famílias.
Será utilizado ainda sobrevoo de Drone da Secretaria do Meio Ambiente para coleta de fotografias aéreas que possibilitarão o mapeamento e a identificação das feições ambientais dessas regiões. A intenção é reconhecer as áreas de reservas legais, áreas de preservação permanente, cursos de água, áreas consolidadas, dentre outras informações ambientais e geográficas necessárias para a realização do CAR vinculado aos títulos de posse de terras das famílias beneficiadas.
Foto: Francisco Leal (CCOM)