O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) está intensificando os trabalhos técnicos de campo, buscando acelerar a regularização fundiária das terras pertencentes ao Estado do Piauí. A chegada de cerca de dez mil marcos demarcatórios e plaquetas, resultantes da licitação Nº 002/2017, Processo Nº 3099/2016, vem garantindo o desenvolvimento das atividades de demarcação de terras com o método de georreferenciamento, principalmente.
“Neste momento, estamos com cinco equipes trabalhando simultaneamente em São João do Piauí, Currais, Canto do Buriti, José de Freitas e Pio IX”, informa o diretor técnico (DIOPE), do Interpi, Jaílton Chaves. Ele lembra que o órgão já vinha empenhando um grande esforço para manter sua agenda de atividades de georreferenciamento, cadastros e vistorias, mesmo ainda estando em processo de reestruturação. “A licitação dos marcos demarcatórios e das plaquetas que fizemos em abril representa um desses esforços para viabilizar os trabalhos de nossas equipes e, agora, com sua conclusão, nossos técnicos podem contar com instrumentos adequados para o georreferenciamento”, explica.
Em São João do Piauí, os técnicos do Interpi estão dando apoio ao trabalho topográfico que vem sendo realizado pela Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Desenvolvimento Rural no imóvel Monte Horeb, onde o Governo do Estado visa implantar projeto de cultivo de uvas. Outra equipe está atuando no município de Currais, realizando vistorias em áreas de regularização fundiária onerosa.
O diretor da Diope informou que a equipe destinada ao município de Canto do Buriti deverá fazer o georreferenciamento de áreas estaduais e também atualizar o cadastro das famílias posseiras na Fazenda Santa Clara, no mesmo município. Em José de Freitas, o georreferenciamento e a atualização cadastral de famílias estão sendo realizados nos lotes e nos Projetos de Assentamentos Estaduais Douro I, Douro II, Vassouras, Salva Terra e Vizeu.
Uma quinta equipe seguirá atuando em PIO IX, no pré-levantamento de área de interesse do Governo do Estado para fins de regularização de terra ocupada por trabalhadores rurais e o cadastro dessas famílias.