O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) está planejando a realização de vistorias ainda este ano, em imóveis rurais no município de Uruçuí, no Distrito de Nova Santa Rosa. Cerca de 230 famílias da Associação dos Produtores Rurais da Serra Branca serão contempladas.
A medida decidida em reunião ocorrida nesta quinta-feira, 25, contou com a presença da Diretora Geral Regina Lourdes, do Diretor de Operações Jailton Chaves, do Procurador Autárquico Ronaldo Oliveira, dos produtores rurais e do deputado estadual Fernando Monteiro.
As vistorias, que serão realizadas pela equipe técnica do Interpi, fazem parte do Programa de Regularização Fundiária do Piauí, que tem a meta de vistoriar 70% das terras do estado até 2019, inclusive, de facilitar a emissão de títulos definitivos de imóveis públicos e privados.
“Estamos assumindo o compromisso com a região de Nova Santa Rosa para fiscalizar e fazer as devidas vistorias nas áreas de cada produtor rural. O objetivo é proporcionar maior segurança jurídica por meio da Regularização Fundiária e, posteriormente, se estiver dentro das normativas do Interpi, emitir o título definitivo a essas famílias”, explica Regina Lourdes.
Os trabalhadores rurais alegam que sem a devida titulação dos imóveis, encontram dificuldades ao solicitar financiamentos bancários, necessário para investir na produção, além de gerar insegurança jurídica dos imóveis.
“Os imóveis dos produtores da associação representam o mais antigo projeto rural do sul do Piauí. A luta pela regularização das terras se estende há cerca de duas décadas e somente agora, tivemos um retorno positivo. É o início de uma grande conquista para nós, trabalhadores rurais”, afirma Enéas Bovino, presidente da associação, que é criador de animais e produtor de grãos.