INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
Interpi anuncia resposta às reivindicações do 21º Grito da Terra
24/08/2016 - 09:22  
  
Twitter 
Google+ 
Agricultores do Grito da Terra recebem resposta do Interpi

Governo dá respostas às reivindicações da Fetag
A caminhada do 21º Grito da Terra do Piauí, que teve início na manhã desta terça-feira (23), na avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, foi concluída na Praça Pedro II com participação de representantes do Governo do Estado, de órgãos e instituições estaduais. O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, entregou à Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag-PI), organizadora da caminhada, as respostas às pautas reivindicadas.

Outro importante avanço foi a decisão de criar um grupo de trabalho permanente, com representantes do governo e dos trabalhadores rurais, para debater as questões do semiárido. A fim de aprofundar as discussões, já está agendada para o dia 25 de agosto duas reuniões, com as secretarias de Educação e Saúde; com as secretarias de Desenvolvimento Rural e Segurança, no dia 29 de agosto; e com o Interpi, no dia 31 de agosto.

“Além de receber os movimentos sociais, entregamos a resposta às reivindicações por escrito, colocando o que é possível atender e em que prazo. Evidentemente não é possível atender todas as demandas, mas assumimos compromissos importantes, em defesa da agricultura familiar, que representa grande parcela da população, uma parcela com enorme capacidade de produzir não só alimentos, mas também cidadania”, frisou Merlong.

Dentre os órgãos que estiveram presentes na mobilização, está o Interpi que tratou da pauta Regularização Fundiária e ainda anunciou novas ações, como a entrega de cerca de 600 títulos até dezembro deste ano. "A Regularização Fundiária é um desejo do Interpi, que tem buscado, por meio do Programa de Regularização Fundiária no Piauí, dar agilidade aos processos que estavam na inércia da burocracia. Temos obtido ótimos resultados", destaca Regina Lourdes, diretora do Interpi, que informa que essas entregas serão devidamente agendadas.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do secretário Francisco Limma, também se manifestou diante do movimento e reforçou o desempenho do órgão para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Estamos em plena atividade quanto a realização do CAR. Só para se ter ideia o Piauí é o estado que mais cadastrou imóveis no país. Dos 220 mil, 70 mil já foram devidamente cadastrados”, pontua o gestor.

Instituto de Terras do Piauí