INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
Assentamento em Batalha terá regularização fundiária
03/11/2015 - 15:15  
  
Twitter 
Google+ 

A situação do assentamento Macambira, no município de Batalha, que foi tema de reunião nesta terça no Instituto de Terras do Piauí (Interpi), será solucionada até o início do próximo ano. Foi o que garantiu o Secretário de Regularização Fundiária e Diretor Geral do órgão, José Osmar Alves, na reunião com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Paulo Soares, o diretor da entidade, Domingos Cândido Cordeiro, o vereador Alexandre Marques, o ex-vice-prefeito Adão de Araújo Sousa e a diretora Técnica Fundiária do órgão, Regina Lourdes. 
Com uma área de 16.989 hectares e 749 famílias regularizadas, o assentamento Macambira precisa da conclusão do georreferenciamento e entrega dos títulos definitivos, para que situações de conflitos locais deixem de existir por falta de demarcações das áreas. O secretário José Osmar Alves informou que títulos definitivos das terras na localidade Deserto, que fica dentro do assentamento, podem ser entregues aos moradores na própria comunidade, no próximo dia 20, pelo governador Wellington Dias.

O SECRETÁRIO JOSÉ OSMAR FORNECEU AOS REPRESENTANTES DO ASSENTAMENTO MACAMBIRA, EM BATALHA, O MAPA DAS ÁREAS COM LEVANTAMENTO PRONTO

O secretário de Regularização Fundiária explicou que o órgão tem carência de equipes técnicas para realizar, de imediato, o georreferenciamento de todas as áreas pendentes, mas ressaltou que o plano de regularização fundiária que está sendo posto em prática pelo Instituto de Terras do Piauí vai solucionar os problemas relacionados à falta de regularização fundiária até dezembro de 2019 em todo o Piauí. Ele enfatizou que uma programação de viagens para resolver os problemas mais urgentes já foi definida. "Pela primeira vez, de acordo com o conhecimento dos servidores, o Interpi está tendo uma programação de viagens dos técnicos. Encontrei o órgão com uma equipe e meia e já conseguimos ampliar para 3 equipes e queremos ter até o início do próximo ano, de 12 a 15 equipes no campo, fazendo o trabalho de regularização fundiária. Estamos mostrando que é possível resolver os problemas e a situação em Batalha será solucionada", afirmou José Osmar Alves.    
Conforme solicitado, o secretário de Regularização forneceu cópias de mapas descritivos de todas as localidades que ficam na Data Macambira, para que os membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais possam acompanhar o trabalho de georreferenciamento que será realizado pelos técnicos do Instituto de Terras do Piauí.  
    
Instituto de Terras do Piauí