INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
Governador e diretor-geral do Interpi assinam convênio com a Casa dos Ventos
14/08/2015 - 08:10  
  
Twitter 
Google+ 
O DIRETOR-GERAL DO INTERPI ASSINA CONVÊNIO NO KARNAK

O governador Wellington Dias, o Secretário Estadual da Regularização Fundiária (INTERPI), José Osmar Alves, e o diretor executivo da Casa dos Ventos, Clécio Eloy, assinaram na tarde desta quinta-feira, 13, no Palácio de Karnak, o convênio em que o Governo do Estado autoriza a empresa a realizar as intervenções técnicas e jurídicas necessárias para a regularização fundiária de pequenas propriedades rurais em municípios piauienses que possuem elevado potencial eólico em função da ocorrência de fortes ventos.
O governador enfatizou que as ações previstas no convênio são parte de uma iniciativa inédita na história do Piauí porque as pessoas passam a ser donas das terras que serão regularizadas. "Isso causa um grande impacto, tanto do ponto de vista social quanto econômico, considerando a geração de 5 mil empregos através do projeto de geração de energia eólica", faou Wellington Dias.
A Casa dos Ventos é detentora de projetos de geração de energia eólica nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, possuindo o maior portfólio de projetos eólicos no Brasil. A empresa identificou grande potencial para a geração de energia a partir de fontes renováveis nos municípios de Dom Inocêncio, Queimada Nova, Lagoa do Barro, Acauã, Marcolândia, Fronteiras, Simões, Betânia do Piauí e Paulistana, onde pretende realizar o arrendamento de propriedades para a instalação de turbinas geradoras de energia eólica, por cujo uso pagará aos proprietários o preço ajustado em contrato próprio.
Devido à necessidade de legalização da propriedade das terras e a existência de prazos contratuais a serem cumpridos, a Casa dos Ventos se compromete a realizar, sob a fiscalização do Interpi, todos os trabalhos de georreferenciamento e medições de campo necessários à completa regularização dos imóveis rurais a serem arrendados. Para isso, a empresa se compromete a prestar apoio jurídico aos proprietários das terras, além de assumir as despesas de cartório e de inscrição no Cadastro Ambiental Rural.
Durante a assinatura do convênio, o Secretário Estadual da Regularização Fundiária (INTERPI), José Osmar Alves, disse que através do convênio será possível melhorar a estrutura do Interpi através da geração de recursos oriundos da regularização das terras, onde serão instalados equipamentos eletrônicos de geração de energia eólica. "Como contrapartida adicional, a empresa Casa dos Ventos pagará ao INTERPI o correspondente a R$ 50,00 por cada hectare regularizado nas áreas que são objeto do convênio, o que ajudará na estruturação do órgão", falou José Osmar.
O DIRETOR EXECUTIVO DA CASA DOS VENTOS, CLÉCIO ELOY, ASSINOU O CONTRATO E FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA EÓLICA PARA O PIAUÍ

O diretor executivo da Casa dos Ventos, Clécio Eloy, explicou que a geração de energia eólica tem grande importância para o meio ambiente por ser renovável e alternativa às usinas térmicas. "As usinas térmicas, além de poluidoras, são muito caras. Já a energia eólica é uma energia limpa, renovável e que se apresenta como alternativa ao sistema de energia térmica", comparou Eloy. Ele afirmou que o Piauí, com o projeto de energia eólico, passou a fazer parte da matriz energética nacional como produtor. O executivo falou que estava emocionado por ver que o projeto já é uma realidade e que trará bons resultados para todos os brasileiros.  

Instituto de Terras do Piauí