INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
Interpi busca parceria com o IFPI na área de georreferenciamento de terras
08/07/2015 - 14:05  
  
Twitter 
Google+ 
Reitor do IFPI mostra tecnologia ao novo diretor
O diretor-geral da Reforma e Regularização Fundiária (Interpi), José Osmar Alves, apresentou uma proposta de parceria com o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPI) para agilizar o trabalho de georreferenciamento das terras do Piauí. A ideia é acessar o conhecimento e a tecnologia de ponta do IFPI nessa área, envolvendo os acadêmicos e alunos.
Para isso, José Osmar esteve, nessa terça-feira (30), com o reitor do Instituto Federal, Paulo Henrique Gomes de Lima, que demonstrou simpatia à proposta e já autorizou a abertura de diálogo do diretor com a coordenação de alguns cursos. O reitor falou sobre as tecnologias disponíveis no IFPI que serão úteis na realização do trabalho em parceria com o Interpi.
“O IFPI acumula hoje um grande conhecimento na área de georreferenciamento de terras; além disso, conta com laboratórios modernos e tecnologias que serão úteis ao trabalho que nós queremos realizar, que é de acelerar a regularização fundiária do Piauí. Nossa ideia é buscar a participação dos alunos dos cursos específicos e o apoio técnico do IFPI”, falou José Osmar.
Na reunião, ficou acertado que o Interpi e IFPI vão estudar também outra parceria que visa resgatar a Mapoteca do Piauí, que inclui o mapeamento do território piauiense e a digitalização dos dados. “Hoje, temos um laboratório de computação, onde este trabalho pode ser feito. A mapoteca do Piauí é um projeto de primeiro mundo que não foi adiante, há alguns anos, por falta de um estagiário, mas que pode ser resgatado através da parceria com o Interpi”, explicou o reitor Paulo Henrique. "Vamos fazer a parceria e o projeto será resgatado", assegurou José Osmar.  

Agenda
O diretor do Interpi, José Osmar, esteve também, na terça-feira (30), na Procuradoria Geral do Estado, onde tratou com procuradores sobre o processo de regularização de terras no Território da Serra das Confusões, na região Sul do Estado.
Nesta quarta-feira (01), ele viajou para Brasília junto com o governador Wellington Dias, onde vão tratar sobre a liberação de recursos para a regularização fundiária no Piauí. 
Instituto de Terras do Piauí