O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa ganhou um terreno do Estado para a construção do Complexo do Idoso. A área foi cedida pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi) à Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc), no final da tarde de quarta-feira, 11, através de assinatura de Servidão Pública.
De acordo com a secretária da Sasc, Janaína Mapurunga, o terreno foi cedido à Sasc, mas, na verdade, será utilizado pelo Conselho do Idoso. “É importante destacar que o terreno foi doado por tempo indeterminado, ou seja, vai ser útil, não só para os idosos de agora, mas para cada um de nós que poderá chegar à terceira idade”, comentou.
Para a presidente do Conselho, Aglair Setúbal, esse dia vai ficar marcado na memória do Estado. “Não podemos esquecer essa data tão importante por ser o início de uma grande conquista para a população idosa que é a construção do Complexo do Idoso, onde pretendemos disponibilizar todos os serviços de promoção e defesa da pessoa idosa.”
O próximo passo será conseguir recursos para a construção do Complexo. “Ganhamos o terreno graças à sensibilidade de gestores públicos com a causa do idoso, agora precisamos de apoio financeiro, principalmente, de parlamentares com emendas para a construção do Complexo”, disse Aglair Setúbal.
O terreno tem 270,48m² e fica localizado na Vila Mandacaru, próximo à ponte Wal Ferraz, em Teresina. Segundo o presidente do Interpi, Francisco Guedes, a área ficou supervalorizada após a construção de um dique pelo Governo do Estado. “Caso haja uma enchente maior que a ocorrida em 2004, além do dique, existem bombas de sucção que vão evitar a inundação da área”, garantiu.
por Ana Cláudia Amorim