INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
CAF vai assentar mais de 800 famílias em cinco municípios
28/02/2007 - 00:13:53  
  
Twitter 
Google+ 
Solenidade do CAF

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do INTERPI
Tel 9426 5663
Acesse agora!
www.interpi.pi.gov.br
 

O Diretor Geral do INTERPI – Instituto de Terras do Piauí, Francisco Guedes, participou hoje (28), pela manhã, da abertura da ultima reunião para implementação do CAF – Consolidação da Agricultura Familiar no Piauí. O evento, que vai até amanhã, aconteceu na UFPI – Universidade Federal do Piauí e reuniu representantes de cerca de 15 empresas de assistência técnica e consultoria, interessadas no programa. A atividade contou com a presença do vice-governador Wilson Martins e do Secretario do Reordanamento Agrário Eugenio Peixoto, alem de diversas instituições parcerias do programa como EMATER, PCPR e outros.

 Na oportunidade, Guedes entregou aos coordenadores do CAF a relação das áreas aprovadas em lei estadual disponíveis à venda, através do sistema de Crédito Fundiário. “Queremos que as terras públicas também possam ser adquiridas neste novo sistema, pois existem muitas famílias que tem posses de terras, mas não tem nenhuma documentação, o que impede que eles façam parte das políticas de desenvolvimento rural do governo. Em municípios como Picos, por exemplo, na região do semiárido, existem muitos produtores de mel e castanha de caju, que vivem em minifúndios. Agora eles vão poder adquirir a terra deles”, disse Guedes.

 O diretor disse ainda que, através de uma articulação do INTERPI, a Secretaria do Reordanamento Agrário já contratou uma cooperativa para promover o assentamento de mais de 800 famílias nas regiões de Oeiras, Picos, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeira e Ribeiro Gonçalves. “Eles tem bons técnicos e tem muita experiência com o CAF, que já é utilizado lá no sul. Eles podem ajudar muito neste processo de implantação deste programa aqui no Piauí”, analisou Guedes.

 O CAF é uma modalidade do sistema de Crédito Fundiário. O financiamento pode ser individual ou coletivo e é destinado aos agricultores familiares com renda familiar até R$ 15 mil e patrimônio inferior a R$ 30 mil. “O CAF é um sistema intermediário que pretende superar os extremos dos grandes do agronegócio e os pequenos. Com isso, estamos dando um grande  salto no combate à pobreza rural”, finalizou Eugenio Peixoto, acrescentando que o Piauí é o estado que mais tem se destacado no sistema de CF com 7800 assentadas até agora.

 

28.02/07

Instituto de Terras do Piauí