“Agradeço muito a Deus. Cheguei aqui há 24 anos e sempre chegava gente dizendo que ia dar o título de posse pra gente. Mas, isso nunca aconteceu. Hoje eu estou segura. Tenho o documento da minha casa!”. Foi o que disse a dona de casa Maria das Dores Barbosa, 65 anos, moradora da conhecida Vila 19 de outubro, que fica ao lado do conjunto Saci, na zona sul de Teresina.
Ela foi uma das 133 pessoas contempladas com o titulo de Direito Real de Uso entregue pelo Governador do Estado Wellington Dias e o Diretor Geral do INTERPI – Instituto de Terras do Piauí, Francisco Guedes em solenidade que aconteceu hoje (15), no Centro Comunitário da Paróquia daquele bairro. Foram entregues 124 títulos para a Vila 19 de outubro e 19 para moradores do Morro da Esperança.
Dona Maria das Dores disse que a casa dela foi construída num terreno que todos diziam que era da CODIPI, uma antiga empresa do Governo. Ela disse que o terreno tem 9/13 metros e a casa é de tijolo, coberta de telha e um pequeno quintal. “Meu filho conseguiu construir também uma casa ao lado da minha. Faltava era o documento. Com o documento a gente pode dizer assim: essa casa é minha”, comemora ela.
A solenidade contou com a presença da primeira dama Rejane Dias, deputados estaduais Assis Carvalho e João de Deus, além de lideranças do bairro Saci, vereadores, técnicos do INTERPI e moradores. “A noção de desenvolvimento do Estado tem que ter como meta o ser humano. O projeto de regularização fundiária faz parte disto”, disse o governador Wellington Dias, acrescentando que é objeto dele dar melhores condições ao INTERPI e anunciou que vai autorizar a contratação de mais técnicos para este Instituto.
Francisco Guedes, disse que o trabalho na Vila 19 de outubro contou com um grande esforço da equipe do INTERPI, pois a documentação do local estava espalhada em vários órgãos como o próprio INTERPI, a prefeitura e a COHAB/PI. “Alem deste levantamento cartorial, foi feito o levantamento topográfico da área e cadastramento das famílias. Tivemos que ainda mandar o projeto para ser aprovado pela Assembléia Legislativa”, disse Guedes.
Mais 19 vilas vão receber título até o final deste ano.
De acordo com o cronograma do INTERPI, até o final deste ano mais 19 vilas vão ser beneficiadas com a regularização de suas áreas, beneficiando mais de 3 mil famílias. “Temos um convenio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica no valor de R$ 110 mil para regularizar as 4 vilas, além disto estamos encaminhando com recursos próprios em várias outras vilas situadas em terras de propriedade do Governo do Estado em Teresina”, finalizou Guedes.
16/02/07