INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Terras do Piauí - INTERPI
INTERPI e CPT se unem para resolver questões de terra
14/02/2007 - 00:12:33  
  
Twitter 
Google+ 
Guedes com a CPT

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do INTERPI
Tel 9426 5663
Acesse agora!
www.interpi.pi.gov.br

O Diretor Geral do INTERPI - Instituto de Terras do Piauí recebeu hoje (12), pela manhã, coordenadores de todas as regionais da CPT – Comissão Pastoral da Terra no Piauí. A reunião serviu para discutir a situação de vários processos em benefícios para os trabalhadores em tramite naquele Instituto. “A reunião foi bastante produtiva. A questão é que a maioria dos processos está dependendo de uma decisão judicial. Ficou acertado que, tanto o INTERPI quanto a CPT, vão fazer gestões junto ao TJ - Tribunal de Justiça para acelerar estas ações”, disse Gregório Borges, coordenador CPT.

O coordenador disse ainda que também vai fazer gestões junto ao INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária para acelerar outros processos para criação de novos assentamentos de trabalhadores. “Logo após o carnaval, vai acontecer uma reunião para traçarmos uma pauta de trabalho, visando encaminhar uma proposta integrada para criação de assentamentos”, disse Gregório.

A CPT vai dar entrada em um documento no serviço de protocolo do INTERPI com a relação das áreas que tem pendências nas regiões de Campo Maior, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Teresina e Picos. O atendimento dessa demanda vai beneficiar diretamente 800 famílias com a disponibilizarão de terras para a criação de vários assentamentos. “O INTERPI já criou assentamentos em algumas áreas citadas no documento como, por exemplo, na comunidade Cipó, no município de Porto, com a arrecadação de uma área de cerca de 70 hectares”, disse Francisco Guedes.

O diretor acrescentou ainda que outros casos também já tiveram andamento com o julgamento de Ações Discriminatórias em municípios como Boa Vista, Cristino Castro e Santa Luz. “Também estamos aguardando a formação do FIES – Fundo de Investimento Social, que foi criado para receber os recursos oriundos a disponibilizarão de 1,9 milhões de hectares para venda direta e pelo sistema de Crédito Fundiário. Com estes recursos vamos poder ampliar os investimentos estaduais na área de criação e sustentabilidade dos assentamentos estaduais”, finalizou Guedes.

14/02/07

Instituto de Terras do Piauí