De acordo com representantes da Prefeitura de Colônia do Piauí, já estão assegurados cerca de R$ 200 mil, através de um convênio com o Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, para construção do ginásio poliesportivo. As obras devem ser iniciadas agora no próximo mês de abril. “Este ano a nossa cidade também já foi beneficiada pelo INTERPI com liberação de outra área para a construção de 100 casas populares no município”, revelou a prefeita Lucia de Fátima Barroso Moura de Abreu Sá.
Já no município de Palmeiras, a beneficiária é a Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Tranqueira, que garantiu a renovação de contrato de 109 há, referente à área de reserva técnica, o que vai permitir a reabilitação de uma casa de farinha, além de outras obras. De acordo com a coordenadora fundiária do INTERPI, Regina Araújo, “todos os assentamentos rurais possuem uma área de reserva técnica dentro da área total do assentamento”. Segundo ela, ainda, “estas áreas são liberadas quando há necessidade dos assentados ampliarem as atividades como, neste caso, a construção de uma casa de farinha”, enfatiza Regina.
Em Nazária, a beneficiaria foi a Associação dos Moradores e Pequenos Produtores da Comunidade Rural Morada Nova que assinou contrato de Comodato de cerca de 1,5 há para construção de casa de farinha. “O prazo dos contratos de Comodato é de 10 anos, prorrogáveis por igual período. Com estes contratos liberados já são mais de 30 entidades e instituições publicas beneficiadas com a terra de 2003 a 2007. Como diz o nosso lema: Desenvolvimento começa com a terra”, finaliza Francisco Guedes, diretor geral.
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do INTERPI
Tel 9426 5663
Acesse agora!
www.interpi.pi.gov.br
14/02/07