Dentre as entidades que ganharam ontem (14), em solenidade no Palácio de Karnak, o Título de Servidão Pública de área na vila Mandacaru, a empolgação dos presidentes da Ordem dos Músicos do Brasil/Piauí, Edino Neiva, e Willian Tito, do Sindicato dos Artistas do Piauí, era muito grande. Cada entidade ganhou uma área de 200 mts2 para construção de suas sedes próprias. Além disto, o Sindicato dos Artistas ganhou área de mais de 2 mil mts2 para construção de um Teatro Escola.
“Esta ação mostrar bem a forma progressista e brilhante como está sendo conduzido o INTERPI. Através do teatro escola, que deve ganhar o nome do teatrólogo Raimundo Dias, vamos poder fazer oficinas para a comunidade da Vila Mandacaru e outras próximas. Com isso, queremos cumprir a nossa função social de estar contribuindo para tirar da marginalidade crianças e adolescentes daquela comunidade”, disse Tito.
O teatrólogo José Afonso, disse que esta ação é de fundamental importância para as artes piauienses e que esta era uma antiga luta do sindicato. “A terra foi cedida para a arte piauiense”, disse Afonso.
Já o escritor Kenard Kruel, compara esta iniciativa ao que foi feito pelo ex-governador do Piauí, Chagas Rodrigues, nos anos 60 com a construção da casa dos sindicatos, que ainda hoje funciona precariamente no centro de Teresina. “O governo, através do INTERPI, está beneficiando as entidades, está cumprindo a sua finalidade de atender as demandas das ações populares”, elogiou Kruel.
Creche vai ser construída por Centro Espírita
Na próxima segunda-feira (18) o Diretor Geral do INTERPI vai assinar o título de Servidão Pública de uma área de mais de 1 mil mts2 para o Centro Espírita Mansão da Paz construir um creche e um orfanato na vila Mandacaru. “Estamos articulando com a deputada Flora Isabel os últimos acertos para utilizar uma emenda parlamentar do deputado federal Alberto Silva, no valor de R$ 100 mil, para construção desta obra”, disse José Filho, representante do centro espírita.
15/12/06